sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A chupeta e a mama

Cada mãe tem a sua forma de agir e educar e não há fórmulas nisto da maternidade. Nem os próprios especialistas estão de acordo em tudo. O que escrevo aqui é a minha opinião, são as minhas opções e não uma verdade absoluta. Não gosto de fundamentalismos, mas obviamente tenho as minhas próprias ideias e há sempre coisas que não percebo. 

Há mães que optam por nunca dar a chucha aos filhos e apelidam de preguiçosas as que dão. Mesmo que os filhos deixem a chucha numa idade "aceitável". A essas mães tão perfeitas e cheias da sua verdade absoluta, não devem saber o que é ter que acordar às 6h da manhã para ir trabalhar e ter que lidar com o choro de uma criança que só uma chupeta acalma. Não me venham dizer que há outras formas, pois nem todas as crianças são iguais e, por vezes, a chupeta é um conforto para eles e um alívio para as mães.

Há outras que optam por dar a chucha e enfiam-na na boca dos filhos por tudo e por nada. Nem 8 nem 80, também. Em demasia, é prejudicial. Para os manterem quietos, a chupeta serve para todas as ocasiões. Já vi crianças de 6 anos na escola com aquilo na boca. A sério?

Há ainda mães que defendem que chuchar no dedo é melhor. Mas porquê? É que chuchar no dedo deforma igualmente a boca. E se lho quiserem tirar, não podem. É que a chupeta podem arranjar forma de fazer desaparecer, é exterior à criança. Já o dedo, não lho podem arrancar, portanto, é mais difícil acabar com o hábito, ou não?

E depois há mães que são absolutamente contra as chupetas, mas completamente a favor de dar mama quase até à adolescência. Chupeta não, claro que não! Mas pegar na mama da mãe com 5 anos é normalíssimo. Opa, eu até sou toda a favor da amamentação em público, se o bebé tem fome e se isso é a forma que ele tem para se alimentar. Mas uma criança de 4 ou 5 anos come tudo e mais alguma coisa, qual é a necessidade de estar de boca agarrada à mama da mãe? 

Enfim, nunca vou entender certos comportamentos nisto da maternidade. Mas certamente que também há-de haver muita gente que não concorda com todas as opções que tomo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Manda o teu bitaite

Refúgio

Sempre fui uma pessoa saudosista. Sempre fui muito de fotografar tudo para ter memórias físicas de todos os momentos. Mas desde que acontece...